sexta-feira, 23 de março de 2007

Cultura e Arte >> O lugar eh aqui



Realmente o que de melhor acontece em arte no Brasil acontece aqui. É impressionante a quantidade de coisas acontecendo, exposições imperdíveis, mostras especiais, palestras, workshops... De tudo um muito. E a programação a partir de março fica mais intensa e de melhor qualidade. Fica difícil escolher pra onde ir. ;)

Fiz uma pequena listinha das exposições que não posso deixar passar.

1) GRAVURAS DE GOYA no masp
Quatro séries completas das gravuras de Francisco de Goya (1746-1828), reunindo 218 obras, serão exibidas no Museu de Arte de São Paulo - Masp, na exposição Goya: As gravuras da Coleção Caixanova.

2) ACERVO DO MUSEU SALVADOR ALLENDE (Chile) no Centro Cultural FIESP
A exposição inédita com curadoria de Emanoel Araújo, reúne cerca de 130 das 2 mil obras do acervo do Museu da Solidariedade Salvador Allende, de Santiago, Chile. A exposição chega ao Brasil com caráter de ineditismo, pois será a primeira vez que a coleção é exibida fora do seu País.

3) ITAÚ CONTEMPORÂNEO no Itáu Cultural
O Itaú Cultural lança a exposição Itaú Contemporâneo: Arte no Brasil 1981-2006, com as obras do acervo do Banco Itaú. A curadoria da mostra é de Teixeira Coelho, crítico de arte e curador-coordenador do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Bia Lessa, diretora de teatro e cenógrafa, é a responsável pelo projeto cenográfico.

4) DISLECSIAS E EPILEPTRONIC - MIGUEL RIO BRANCO na Galeria Milan
Miguel Rio Branco traz para a Galeria Millan cerca de 50 fotografias preto e branco – Dislecsias - e uma videoinstalação – Epileptronic.

5) MULHERES ARTISTAS no MAC Ibirapuera
No Brasil, as artes visuais representam um campo interessante para apontar o papel social de liderança da mulher ao construir sua carreira profissional. As mulheres artistas participam de forma expressiva no processo de transformações sócio-culturais.

6) FOTOGRAFIA COLEÇÃO DO IVAM no MAM Ibirapuera
Vinda da Espanha, a exposição “A Fotografia na Coleção do Ivam”, que traz à Grande Sala do MAM-SP um recorte de cerca de 60 fotografias que percorrem a história do registro de imagens desde seu surgimento aos dias de hoje, pertencentes ao acervo do Instituto Valenciano de Arte Moderno, dentro da parceria entre o museu paulistano e a instituição espanhola.

7) NICOLAS BOUVIER na Pinacoteca
Exposição, que contará com 90 imagens, apresenta fotografias do escritor-viajante suíço de língua francesa, Nicolas Bouvier (1929-1998). As imagens foram produzidas entre 1953-1955, em viagem que o conduziu de Genebra ao Ceilão, a bordo de seu pequeno Fiat Topolino, a qual foi narrada em L´Usage du Monde (1963). A exposição é parte da a celebração do Mês Internacional da Francofonia.

8) ANISH KAPOOR no Centro Cultural Banco do Brasil
Conhecido internacionalmente por suas obras tridimensionais que invadem o espaço físico e psicológico, a produção de Kapoor vai de esculturas de pigmentos a intervenções site specific - que não poderão ser reaproveitadas em outro local -no chão, na parede, em áreas abertas ou fechadas. Por meio de sua obra, o público poderá explorar conceitos como presença e ausência, estar e não estar, lugar e não-lugar, o sólido e o intangível, a materialidade do imaterial.

9) MULHER MULHERES no SESC Paulista
A exposição traz o olhar de arte contemporânea sobre o papel feminino. E conta com a participação de 19 artistas, homens e mulheres de diversas partes do mundo, que propõem uma reflexão sobre a feminilidade --analisando, com várias abordagens (instalações, fotografias, vídeo e slides), o papel da mulher no mundo contemporâneo.

10) COLEÇÃO NEMIROVSKY na Estação Pinacoteca
A exposição apresenta de forma bem ampla o perfil da coleção, com peças do período colonial, de mestres do modernismo brasileiro (o grande forte do acervo com quadros importantes de Tarsila, Ismael Nery, Di Cavalcanti e Portinari, por exemplo) chegando até obras da década de 1980 - há também desenhos e gravuras de artistas europeus como Chagall, Picasso e Léger.

11) MULHERES EM FOCO no Centro Cultural São Paulo
Recorte do acervo da Coleção de Arte da Cidade de São Paulo que traz obras com o foco na mulher, seja como tema seja como artista. Destaque para algumas obras que apresentam o traje feminino em diversos momentos históricos.

2 comentários:

Tiago D. disse...

Hmmm
Cultural Evil!!
Quero voltaaaaaaaaaar!!

Tiago D. disse...

Tava há dias pra postar mesmo... Játálá! AHh, e tudo se resolvendo!

O retorno será maligno!

Bjos