quarta-feira, 16 de setembro de 2009

More Cupcakes: Chocolate

Mais cupcakes, agora de chocolate.
Tô viciada em fazer bolos, especialmente cupcakes, pois eles são mais bonitinhos, fofinhos e práticos.
Já fiz de baunilha, formigueiro, coco, nutella, muffins de Blueberry, todos ficaram deliciosos, mas o que mais causou frisson foi esse de chocolate.

Esse bolinho estimula os sentidos. Ele tem massa de chocolate, recheio de chocolate ao leite e cobertura de chocolate meio amargo. Uma mistura de sabores. Ao morder você sente as três nuances de chocolate. Uma delícia!



terça-feira, 8 de setembro de 2009

Porta Pincéis de maquiagem

Meus pincéis de maquiagem ficavam numa necessaire que me deixava louca, pois nunca achava o pincel que precisava. Decidi fazer um case para meus pincéis, ele ficou muito fofo e agora é muito mais fácil organizar os pincéis e carrega-lós de lá pra cá. Sim, eu me maquio um pouco em cada canto da casa, ainda não achei a luz ideal. ;)

Esse eu fiz para mim, mas os porta pincéis podem ser encomendados do tamanho que quiser e em outras cores e tamanhos. Mais informações no Francine Lacerda Criações Têxteis


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Comer bem em casa

Fim de semana aqui em casa não tem horários definidos para nada. Dia para acordar tarde e fazer tudo no seu tempo, sem pressa. Costumamos fazer longas caminhadas logo após o café da manhã, voltamos cansados, mas leves, e com uma fomeeee. Geralmente almoçamos lá pelas 16h, em algum restaurante do bairro. Nesse fim de semana decidimos almoçar em casa, apesar do feriado, os lugares estão cheios, e como preferimos almoçar num ambiente mais calmo, nossa casa foi a escolha mais acertada.

Sábado demos nossa caminha de costume e voltamos lá pelas 15h, a fome era enorme. Tive que fazer algo fácil e rápido. Decidi fazer um macarrão, nada mais óbvio. Olhei a geladeira, peguei alguns ingredientes e fui criando um molho enquanto o espaguete integral cozinhava. Despretensiosamente criei um molho delicioso que fez o maior sucesso. :)

Segue a receita:


MACARRÃO INTEGRAL AO MOLHO CREMOSO DE TOMATE SECO E CHAMPIGNON

Porção para 2 pessoas

Ingredientes

* Macarrão integral (o bastante para saciar a fome de 2)
* 2 colheres de sopa de alho poró cortado bem fino
* 1/2 xícara de champignon fatiado
* 2 tomates secos picado bem miúdo
* 1/4 xícara de vinho branco seco
* 1/4 xícara de creme de leite
* 1 colher de sopa de nozes picadas
* Queijo parmesão ralado
* Azeite
* Sal e pimenta calabresa a gosto
* Salsinha desidratada (pra decorar)

Preparo:

Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Esquente 1 colher de azeite e doure levemente o alho poró, acrescente o champignon fatiado e cozinhe até reduzir o caldo. Quando secar, adicione o vinho e deixe evaporar. Ponha o tomate seco e mexa até misturar bem. Desligue o fogo. Adicione o creme de leite, o queijo parmesão (o quanto baste), os temperos, as nozes e mexa delicadamente. Sirva em pratos individuais, ponha mais parmesão por cima e salsinha desidratada para decorar. Bom apetite!



No domingo a opção foi um risoto, igualmente rápido e fácil.


RISOTO DE LINGUIÇA CALABRESA, ALHO PORO E GORGONZOLA

Porção para 2 pessoas

Ingredientes:

* 3/4 de xícara de arroz (usei o comum mesmo)
* 2 colheres de sopa de alho poró cortado bem fino
* 1 linguiça calabresa fina cortada em rodelas
* 1/4 xícara de vinho branco seco
* 800 ml de caldo de carne
* 1 colher de chá de manjericão desidratado
* 1 colher de chá de salsinha desidratada
* 1 colher de sobremesa de ciboulette bem picada
* Pimenta preta moída (a gosto)
* 2 colheres de sopa de queijo gongorzola picado
* Queijo parmesão ralado
* Azeite

Aqueça 1 colher de sopa de azeite e doure levemente o alho poró, acrescente a linguiça e doure. Junte o arroz, frite até franquear, adicione o vinho e deixe evaporar. Regue com 2 conchas de caldo e mexa bem. Acrescente os temperos e mexa novamente. Vá adicionando 1 concha de caldo e mexendo até acabar. O arroz tem que estar al dente, não deixe secar. Desligue o fogo, acrescente o queijo gongorzola e o parmesão (o quando baste) e mexa delicadamente até derreter. Adicione azeite e sirva em pratos individuais, ponha um pouco mais parmesão por cima. E delicie-se!

domingo, 23 de agosto de 2009

Esmalte: "acessório" democrático



Acho o esmalte um dos "acessório" mais democráticos. É baratinho e depois de um tempo de prática fica bem fácil de aplicar, podendo trocar de cor quando quiser, dando um up na produção e no ânimo.

Adoro fazer as unhas e escolher uma cor que combine com meu humor no momento. hehehehe
Fazer a manicure tem um poder de renovação em mim, não sei explicar direito, me sinto mais limpa, elegante e feminina com as unhas em dia, pintadas com uma bela cor.

Fico bem feliz em ver que as marcas brasileiras estão dando mais valor aos esmaltes, melhorando a qualidade, o acabamento, os pincéis e principalmente caprichando mais nas cores. Agora há até coleções, com cores diretamente ligadas as tendências de moda. Umas das coleções que me deixou bem feliz e com vontade de comprar tudo foi a Divas da Impala. Nunca fui muito fã da marca, mas as cores são tão lindas que fiquei na expectativa para experimentar os esmaltes. Comprei quase todos. Tudo foi muito bem pensado, a começar pelos nomes, divas do cinema, da moda e da música.

De cara me encantei com a cinza Jackie e o lilás Audrey. Usei o cinza logo que comprei e achei muito bonito, elegante e versátil. Isso há uns 2 meses atrás. Depois o meu humor estava mais para cores escuras e acabei usando o azul marinho, na outra semana um roxo profundo e nas seguintes mais esmaltes escuros, fechados e profundos. Acabei esquecendo do Audrey.
Essa semana resolvi dar uma chance para ele. Adorei a cor, é delicado, elegante, feminino e achei bem versátil. Não é um dos preferidos, mas acho bem coringa.

Qual será a cor dessa semana? Marilyn, talvez?!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A boleira que existe em mim acordou


Cupcakes
Upload feito originalmente por Francine Lacerda Criações Têxteis



Desde criança sempre adorei programas de culinária, era fã da Ofélia e cia. Um contraponto a criação que tive, mãe executiva workaholic que nunca foi muito chegada em cozinha e culinária. hehehe

Sempre fui muito curiosa, mas não punha nada em prática. Tudo mudou quando fui morar sozinha, com 20 anos. Empolgada com a casa nova, com a liberdade de escolher o que comer, quando comer, e a cozinha só pra mim, comecei a experimentar receitas, ingredientes e fui aprendendo com os erros e acertos. Criei até algumas receitas, molhos, risotos e por aí.

Mas queria muito aprender a fazer bolos e pães, acho uma arte, e sempre achei que algumas pessoas tem a mão para massas e outras não. Entusiasmada com livros de receitas, peguei a batedeira da minha mãe, que estava encostada há anos, e comecei a tentar fazer bolos. Fiz alguns e nada dava certo. Depois de algumas tentativas desisti e reforcei a idéia de "mão para massas" que certamente eu não tinha.

Agora anos depois, bateu uma vontade muito forte de fazer bolos. Deve ser influência das minhas leituras, blogs de culinária e manualidades, como o divino The Cookie Shop e Casa da Chris (o livro e o site). Semana passada me enchi de coragem, comprei os ingredientes e munida de receita de cupcake e uma batedeira portátil (que deve ter a minha idade, hehehehe), fui empolgada fazer meu primeiro bolo em anos.

Foi uma diversão, tirando a dor no braço devido a batedeira, que na verdade é como eu tivesse batendo a massa na mão. :P
Sem assadeira de muffins e com forminhas de papel muito baixa (olha o improviso), dividi a massa em 24 forminhas de papel. As 12 primeiras foram para o forno e eu fiquei curiosa e ansiosa para ver o resultado. Tudo contra, várias questões na cabeça. Será que a batedeira meia-boca deu conta do recado? Será que a massa vai cair toda pra fora? E o bolinho vai crescer?

Depois de alguns minutos eles começaram a crescer, depois deu uma douradinha, e estava na hora de tirar do forno. Que emocão! Assei os restantes e fiz uma cobertura de chocolate. Eles não ficaram lá muito lindos. hehehehe
Mas com todo o improviso, até que ficaram bonitinhos, e o mais importante, ficaram uma delícia.

Adorei a experiência, e essa semana fiz outro bolo, agora de limão em tamanho grande. Receita também tirada do The Cookie Shop. Novamente o bolo não ficou lá muito lindo como o da Paula, que tem mãos de fada. Mas ficou uma delícia, fofinho, molhadinho e a cobertura tem gosto de tortinha de limão. Adorei! Teve até gente sonhando com o bolo, né Dona Z?! hehehe

Ontem chegou minha encomenda da Barra Doce. Uma alegria! Assadeira para 12 muffins, forma redonda para bolo, forminhas de papel (agora do tamanho certo), corantes culinário. Estou louca para usar tudo. Agora só falta uma batedeira decente.

Quem sabe com a prática meus bolinhos ficam lindos também, pois gostosos eles já estão. ;)


sexta-feira, 13 de março de 2009

Voltar?!

Muito tempo que não escrevo nada aqui.
Há momentos que dá vontade de escrever, contar, compartilhar, mas na maioria das vezes me pergunto se é bom me expor desse jeito, sei lá.
Mas ando com vontade de escrever. Talvez eu volte.